A Irlanda é um dos destinos com melhor custo-benefício para intercâmbio, além da qualidade de vida e das vantagens de estudar na Europa.
O país reúne aspectos multiculturais e é um dos poucos lugares em que é permitido conciliar estudo e trabalho.
Mas é claro que como todo grande projeto de vida, precisamos nos planejar e nessa etapa, uma das maiores dúvidas é sobre os principais gastos que um intercambista terá no país em que irá estudar.
É importante lembrar que a média de gastos pode variar conforme o período de permanência, tipo de hospedagem escolhida e claro, seu estilo de vida, dentre outros fatores.
E como podemos nos planejar? Vamos lá:
Planejamento de custos
Um bom planejamento de gastos começa com elementos básicos, um checklist das despesas básicas, e a partir dessas informações, você terá um panorama do quanto precisará ter para viver no país.
Abaixo, listamos algumas das principais despesas de estudantes de intercâmbio em Dublin, que é a cidade mais cara da Irlanda e a média de gastos mensais, confira!
- Moradia (aluguel de quarto): 400 euros
- Contas básicas (energia, lixo, gás): 30 euros
- Transporte: 80 euros
- Internet (celular): 20 euros
- Alimentação (compras de supermercado): 100 euros
Lembrando que esses valores podem mudar conforme o seu estilo de vida, mas em média um estudante teria um gasto médio de 700 euros por mês.
Custo de vida em Dublin num comparativo com as demais cidades
Quem escolhe uma capital para viver sabe que apesar de ter uma gama maior de opções, também tem um custo de vida mais elevado. No caso de Dublin, não é diferente, cidades como Cork, Limerick , Drogheda e Galway, tem opções mais vantajosas, sobretudo, nos valores do aluguel, que é um dos maiores custos para os intercambistas.
Veja a diferença na prática!
Cork: em média 20% mais barato
Galway: em média 22% mais barato
Limerick: em média 30% mais barato
Drogheda : em média 30% mais barato
Locomoção: quanto você irá gastar com transporte?
Para conhecer a cidade e economizar, é bem comum que muitos estudantes optem por explorar os espaços e fazer alguns trajetos caminhando. O custo com transporte pode variar bastante, sobretudo em cidades maiores como Dublin.
No caso da capital, temos algumas opções:
- Luas são trens de baixa velocidade que passam pelo centro e por alguns bairros da cidade, o custo dele em média é de 2,40 euros.
- Dublin Bus, um ônibus que atende praticamente todos os bairros de Dublin e tem uma dinâmica um pouco diferente, pois, o valor cobrado é calculado conforme o seu destino e pode custar até 3,30 euros por viagem.
Além dos meios de transporte tradicionais, é muito comum na Irlanda a utilização de bicicletas como meio de locomoção, e a maioria das cidades tem uma boa infraestrutura para os ciclistas. Há diversas opções de serviços de assinatura de bike bem em conta.
Alimentação na Irlanda
Diferente dos custos com aluguel, os gastos com alimentação tendem a ser mais baixos num comparativo com o Brasil, e os principais supermercados são:
Tesco, Lidl e Supervalu.
A Tesco é uma rede que possui sua marca própria de produtos, o que faz baixar a média de preços frente aos valores praticados pelas grandes marcas.
O segredo para economizar é ficar sempre atento aos descontos diários, acompanhar as redes sociais e tomar decisões estratégicas na hora de comprar, nada de desperdício.
Comunicação na Irlanda: é caro usar o celular?
Na Irlanda é possível encontrar diversas alternativas de serviços de telefonia móvel e planos personalizados, tudo depende da sua necessidade.
As operadoras mais comuns lá são: Lyca, Three, Tesco Mobile e Vodafone.
Como qualquer contratação de serviço é importante analisar suas prioridades de comunicação.
É possível encontrar planos a partir de 20 euros, vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de contratar qualquer serviço.
Ter conexão de internet é fundamental, sobretudo num país que você conhece pouco, isso irá te ajudar bastante, não apenas em situações do dia-dia, mas também para manter contato com os familiares e amigos.
Como ter acesso a uma cotação de preços atualizada?
Os preços mudam o tempo todo, não apenas aqui no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo, então, se você gosta de organizar esses detalhes que fazem uma enorme diferença no cotidiano, o site Numbeo pode te ajudar a ter uma visão prévia dos custos gerais, basta clicar aqui.
Ao acessá-lo, você poderá visualizar a faixa de preços atualizada e detalhada, além disso, é possível analisar as informações conforme a cidade escolhida e comparar os preços.
A fase de planejamento do intercâmbio pode exigir atenção, mas vale muito a pena, afinal, é o primeiro passo para a realização de um sonho.
Lembre-se, a VidaLearn tem uma equipe de consultores especializados que pode te ajudar em todo processo. Fale conosco!
Listamos outros conteúdos que podem te ajudar no planejamento do seu intercâmbio, confira.
Quanto custa um intercâmbio na Irlanda
Intercâmbio em Dublin, dúvidas mais comuns
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.