Morar fora do país e fazer um intercâmbio são duas experiências maravilhosas! Mas que exigem autoconhecimento e planejamento para que aconteçam da melhor forma possível. Muitos intercambistas tem dúvidas sobre fazer faculdade x curso de idiomas e, é por isso que, no post de hoje vamos te ajudar a escolher qual deles é o mais indicado para você!
A primeira coisa que você precisa fazer, que vai te ajudar a decidir entre faculdade x curso de idiomas, é refletir sobre seus objetivos de curto e médio prazo com relação a experiência do intercâmbio. Para isso, responda as seguintes perguntas:
- Por quanto tempo você deseja morar na Irlanda?
- Qual seu objetivo com o intercâmbio? É aprender/aprimorar o inglês? É imigrar? É turbinar seu currículo para ter mais chances no mercado de trabalho brasileiro?
- Precisa trabalhar enquanto estuda?
- Quanto tem para investir?
- Qual seu nível de inglês?
Respondidas estas perguntas, você está pronto para ler a próxima parte do post! Vamos aos prós e contras da faculdade x curso de idiomas?
Leia também:
- Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?
- Intercâmbio na Irlanda: como escolher o melhor curso?
Faculdade x curso de idiomas
Separamos cada um dos tópicos para ficar mais fácil o entendimento, ok?!
Faculdade
Fazer faculdade fora do Brasil é algo que, com certeza, vai agregar muito valor ao seu currículo e te colocará na frente de muitos candidatos durante um processo seletivo para vaga de emprego.
A Irlanda possui um ensino superior de qualidade, sendo que fazer faculdade no país poderá te abrir portas para outros destinos europeus também.
Além de ter acesso ao ensino de qualidade, o estudante poderá trabalhar enquanto estuda e, após a graduação, terá direito a permanecer na Irlanda por mais 1 ano.
Fazer um curso superior na Irlanda será um excelente diferencial!
Atualmente, a Irlanda possui forte demanda de certos profissionais qualificados e é do interesse do Governo reter essa mão de obra, por isso o benefício do visto após o término dos estudos acadêmicos, para dar uma chance para o profissional recém formado de achar uma vaga permanente em alguma empresa irlandesa. Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, dá uma lida no post "Critical skills: melhores áreas para trabalhar na Irlanda".
Para quem indicamos:
- Pessoas que desejam morar por mais tempo na Irlanda, já que os cursos são mais longos, sendo que a duração vai depender do tipo do curso (graduação, mestrado, doutorado).
- Para quem já domina o inglês, visto que as aulas são ministradas em inglês e o aluno vai se deparar com vários termos técnicos da área.
- Pessoas que tem dupla cidadania, sendo uma delas europeia. Quem possui cidadania europeia paga mais barato, o que é uma grande vantagem!
- Para aqueles que já estão na Irlanda fazendo curso de idiomas e desejam permanecer mais tempo no país.
Qualquer pessoa que desejar aprender inglês poderá fazer o curso de idiomas.
Para quem não indicamos:
- Pessoas que desejam aprender o idioma ou tem nível de inglês muito básico, pois será preciso apresentar prova da proficiência na língua.
- Para quem pretende ficar menos de 1 ano morando fora do Brasil, pois os cursos tem duração de 2 anos a 4, em média.
Curso de idiomas
E aí, já conseguimos tirar algumas das suas dúvidas sobre faculdade x curso de idiomas? Agora, vamos conversar sobre as possibilidades de quem não vai fazer faculdade.
O curso de idiomas ele tem um leque amplo e é indicado para qualquer pessoa. Se o seu inglês é iniciante ou básico fazer um curso de idiomas na Irlanda é a melhor escolha! Neste caso, escolha o curso de general english. Aconselhamos, no mínimo, 4 semanas. Se tiver de 6 a 8 meses você terá a possibilidade de estudar e trabalhar durante o intercâmbio, que é uma opção muito popular entre os brasileiros.
É preciso comprovar a fluência no inglês para fazer faculdade.
Caso seu inglês seja intermediário ou avançado você poderá optar por fazer o curso de general english para aperfeiçoar o idioma ou se matricular em um curso de business english ou algum curso preparatório para os exames de proficiência.
Para quem indicamos:
- Pessoas que tem nível iniciante, básico ou intermediário de inglês, sendo que quanto mais tempo você puder ficar, melhor será o desenvolvimento e evolução do aprendizado. Caso necessite de ajuda, comece lendo o post "Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda".
- Aqueles que tem um orçamento mais enxuto e não podem investir em uma faculdade, já que o valor de um curso de inglês é bem mais em conta.
- Quem deseja ficar menos de 1 ano no país, sendo que os cursos de idiomas podem ser contratados a partir de 2 semanas. Contudo, como falamos ali em cima, aconselhamos 4 semanas ou mais (especialmente no caso de nível iniciante), visto que o cérebro demora alguns dias para se adaptar ao novo ambiente.
Para quem não indicamos:
- Aqueles que já tem fluência no idioma, pois neste caso o intercambista poderá ficar desmotivado, sendo mais interessante fazer uma faculdade ou curso de business.
- Pessoas que desejam morar na Irlanda por mais tempo, tem inglês avançado e podem investir em um curso superior.
- Para quem está na Irlanda, já fez as renovações do curso de idiomas e deseja morar por mais tempo lá. Neste caso, uma das melhores opções é cursar o ensino superior.
Leia também:
- Faculdade na Irlanda: 5 opções de cursos de ensino superior!
- Quanto custa uma faculdade na Irlanda?
E aí, conseguiu se decidir entre faculdade x curso de idiomas? Ainda não? Calma, nosso time de consultores pode te ajudar a tomar essa decisão importante! Manda uma mensagem pra gente e vamos conversar um pouco sobre seus objetivos!
Certeza que depois de um bate papo suas ideias estarão mais claras e você vai conseguir tomar a melhor decisão!
Ahh, para ficar por dentro de todas as novidades e dicas, segue nosso perfil no Instagram! Tem muita coisa boa por lá também!
Nos vemos na Irlanda!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.