Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda

Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda

Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda é uma oportunidade única para quem deseja estudar em um local único, com cultura e tradição diferentes. A Irlanda é um país que oferece um ambiente acolhedor para estudantes de todo o mundo, com um bom nível de educação e serviços de qualidade.

Há diversas instituições de ensino superior na Irlanda, que oferecem programas de graduação e pós-graduação com excelentes oportunidades para os estudantes que querem fazer Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda. Os cursos oferecidos permitem que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que lhes serão úteis em suas futuras carreiras.

Além das vantagens educacionais, o Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda é uma ótima oportunidade para se familiarizar com a cultura irlandesa e com as tradições locais. Os estudantes também terão acesso aos melhores destinos de turismo da Irlanda, assim como às suas belas paisagens.

O Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda oferece aos estudantes uma experiência única, que não será encontrada em qualquer outro lugar. Por isso, se você está procurando aprimorar seus conhecimentos acadêmicos e conhecer um novo país, a Irlanda é o local ideal para você. Pensando em você que tem interesse em fazer um Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda, mas tem muitas dúvidas de por onde começar, selecionamos as dúvidas mais frequentes que recebemos para ser um guia do início do seu planejamento.

Vamos começar?

Dúvidas frequentes

Vantagens de fazer Intercâmbio de Ensino Superior Para Irlanda:

Qualidade de ensino

A Irlanda conta com instituições de ensino renomadas mundialmente e professores excelentes em sua grade curricular, agregando e muito para seu histórico profissional!


Custo benefício

Para o estudante que já está na Irlanda optar por um curso superior vale muito a pena, pois algumas universidades oferecem os mesmos valores vigentes que para o publico europeu.


Outro ponto positivo é que estando na Irlanda e tendo seu visto válido, na hora de aplicar para um curso universitário não será mais necessário fazer comprovação financeira alguma! Excelente né?


Possibilidade de trabalhar enquanto estuda

Assim como no curso de idioma, o estudante universitário tem direito ao Stamp 2, o visto que dá direito de trabalhar legalmente 20 horas semanais.


Trabalhar full time após a conclusão do curso

Os estudantes que fazem um curso a partir do level 8 (graduação com honra, pós ou mestrado) poderão aplicar para o visto 1G quando concluir os estudos, podendo assim trabalhar full time no país de 1 a 2 anos, dependendo do nível cursado.


Alta demanda por profissionais qualificados

O mercado de trabalho irlandês sofre com a falta de profissionais qualificados, sendo assim, as instituições de ensino servem como canais para mão de obra qualificada e as chances de conseguir o desejado visto de trabalho aumentam consideravelmente.

Como funciona a nomenclatura dos cursos do Intercâmbio de Ensino Superior para Irlanda?

Higher Education significa Ensino Superior, os cursos universitários podem ser:


Undergraduated ou Bachelor - Graduação


Postgraduated - Pós-Graduação


Master - Mestrado


PhD - Doutorado

As siglas são abreviações em inglês do grau do curso e da área de estudos, vem com a gente que agora vai ficar fácil de entender as diferenças.


BA = Bachelor of Arts, Humanities and Social Sciences

Equivalente a Graduação na área de Artes, Humanidade e Ciências Sociais


BSc = Bachelor of Sciences

Equivalente a Graduação na área Ciências


Postgraduated Diploma

Equivalente a uma Pós-Graduação


MA = Masters of Arts, Humanities and Social Sciences

Equivalente a Mestrado na área de Artes, Humanidade e Ciências Sociais


MSc = Masters of Sciences

Equivalente a Mestrado na área de Ciências


MBA = Masters of Business Administration

Equivalente a Mestrado na área de Administração e Negócios


PhD = Doctor of Philosophy: for a range of disciplines

Equivalente a Doutorado que pode ser em diversas áreas do saber

Todos os alunos com origem da América Central e do Sul podem fazer faculdade na Irlanda?

Sim, os alunos que tem passaporte de países da América Central e do Sul, podem fazer faculdade na Irlanda. O candidato deverá ter concluído o ensino médio do país de origem. As faculdades na Irlanda exigem o histórico escolar traduzido e juramentado como comprovante de formação.


Caso o aluno deseje fazer cursos de Pós Graduação ou Mestrado, as faculdades exigem que o candidato tenha uma formação prévia em um curso relacionado ao Mestrado que deseja se inscrever e também comprovar experiência profissional.


Para estes casos, as faculdades solicitam os seguintes documentos: diploma e histórico da faculdade traduzido e juramentado, currículo e carta de apresentação com a exposição de motivos do interesse pelo curso.


Qual nível de inglês será necessário para eu realizar um curso de Higher Education e como posso provar proficiência?

O nível de inglês exigido para cursar uma graduação é entre 95-100 pontos no Duolingo e entre 6,0 - 6,5 no IELTS .


O nível de inglês exigido cursar uma Pós Graduação e Mestrado é entre 100 -120 pontos no Duolingo e entre 6,5 - 7,0 no IELTS.


Muitas faculdades oferecem de forma gratuita o teste de proficiência que poderá ser realizado na própria faculdade ou via internet.


Dependendo da faculdade ou curso escolhido o nível de inglês exigido pode mudar, por isso sempre converse com a equipe da VidaLearn para receber as orientações exatas para o seu caso.

Qual é o tempo de duração dos cursos de Higher Education No Intercâmbio de Ensino Superior para Irlanda?

Quando se fala em fazer um curso superior na Irlanda, nos referimos a vários tipos diferentes de curso e durações. São eles:


FACULDADE

Ordinary Bachelor Degree - Bacharelado – NFQ Level 7 – geralmente 3 anos

Higher Diploma - Diploma superior - NFQ Level 8 - geralmente 1 ano ou 1 ano e meio.


Após finalizar o curso de bacharelado, o estudante pode optar pelo diploma superior, que necessita mais um ano de estudos.


MESTRADO

Postgraduate Diploma Masters Degree - Mestrado – NFQ Level 9 – geralmente 1 ano ou 1 ano e meio


DOUTORADO

Doctoral Degree - Doutorado – NFQ Level 10 – geralmente 1 a 2 anos

O que significa é application?

Application é o nome que recebe o processo de candidatura do estudante a uma vaga na universidade no exterior. O application é o dossiê da vida acadêmica e profissional (se aplicável) do candidato, composto por inscrição e envio de documentos.


Já estou na Irlanda, estudei inglês e já fiz minhas 2 renovações, posso continuar no país?

Sim, mas para isso é necessário se matricular em um curso de Ensino Superior para renovação do visto. Não deixe para última hora e nem fique com o visto vencido para iniciar sua candidatura a uma graduação ou pós.

Qual o tipo de visto de estudante de graduação ou pós no Intercâmbio de Ensino Superior para Irlanda?

Os cursos de inglês com duração de 25 (vinte e cinco) semanas e os cursos de Graduação, Pós e Mestrado dão direito ao visto STAMP 2 = visto de estudante.


Eu fiz faculdade no Brasil e vou fazer outra na Irlanda, posso pedir a eliminação de matérias?

Sim. Se, por exemplo, o aluno fez graduação em Administração no Brasil e agora deseja fazer outra de Business na Irlanda, a faculdade da Irlanda poderá analisar a grade curricular e autorizar a eliminação de matérias.


Quem faz Graduação, Pós, Mestrado na Irlanda pode trabalhar legalmente?

Sim, o aluno que tiver o visto Stamp 2 poderá trabalhar 20 horas por semana e nas férias 40 horas.


O que é QQI e para que ele serve?

QQI é a sigla para QUALITY and QUALIFICATION IN IRELAND é um índice utilizado traduzir o nível de ensino de cada curso, numa escala de 1 a 10.


• De 1 a 5 são cursos de educação básica

• De 6 e 7 são os cursos técnicos e universitário

• 8 a 10 são cursos de alta especialização


Os cursos QQI Level 7 dão direito ao visto STAMP 2 e é válido pelo período do curso.


Os cursos QQI Level 8 dão direito ao visto STAMP 2 durante o curso e após seu término, desde que o aluno seja aprovado, dá direito a 12 meses do visto 1G. O visto 1G dá direito ao aluno permanecer no país com autorização de trabalho full-time.


Os cursos QQI Level 9 dão direito ao visto STAMP 2 durante o curso e após seu término, desde que o aluno seja aprovado, dá direito a 24 meses do visto 1G. O visto 1G dá direito ao aluno permanecer no país com autorização de trabalho full-time.


Para ver a tabela completa dos níveis de cursos na Irlanda, clique aqui.

Entenda mais detalhes do visto 1G para Intercâmbio de Ensino Superior na Irlanda

O visto 1G, também conhecido como Graduate Scheme, em vigor desde maio de 2017, é um benefício aos estudantes graduados na Irlanda.


O Graduate Scheme é um programa que oferece aos estudantes formados no Ensino Superior o direito de trabalhar em tempo integral no país pelo período máximo de 24 meses. O objetivo é permitir a esses profissionais recém-formados a oportunidade de encontrar um trabalho que lhes conceda o tão sonhado work permit, ou seja, o visto de trabalho e também de oferecer ao mercado profissionais qualificados.


Estudantes matriculados em cursos superiores, reconhecidos pelo governo irlandês e que tenham nível QQI 8 a 10, podem aplicar para o Stamp 1G assim que receberem os resultados dos exames finais do seu curso.


A duração desse visto varia de acordo com o nível cursado pelo estudante.


Graduandos em cursos nível 8, podem permanecer no país por mais 12 meses após a conclusão do curso.


A grande mudança diz respeito a formandos de cursos de mestrado e doutorado com nível 9 e 10, cujo período de permanência no país sob o visto 1G foi estendido de 12 para 24 meses.


Cursos de nível 7 ainda não dão direito a essa modalidade de visto.


Vale frisar ainda que o 1G não pode ser renovado! Ele é concedido apenas uma vez para que os estudantes formados tenham a chance de conseguir uma oferta de trabalho em sua área.


Existe financiamento estudantil na Irlanda?

Os Bancos Irlandeses e Europeus oferecem linha de crédito para pagamento dos cursos de Graduação, Pós e Mestrado.


O aluno deverá ser correntista do banco, com movimentação de pelo menos 6 meses. Após a emissão da Offer Letter, o aluno deverá transformar sua conta em conta de estudante e em seguida solicitar o empréstimo.


A aprovação do financiamento varia de acordo com a análise do banco e os juros para pagamento de cursos universitários são subsidiados no país.


Quais são os documentos necessários para aplicar para um curso de Graduação, Pós ou Mestrado?

GRADUAÇÃO:

• Passaporte

• IRP válido

• PPS

• Teste de proficiência de inglês (pode ser da própria faculdade, Duolingo, IELTS, Cambridge, TOIC ou equivalente)

• Histórico escolar do Ensino Médio

• Algumas faculdades pedem currículo e carta de apresentação

• Algumas faculdades realizam entrevista com o aluno


PÓS- GRADUAÇÃO E MESTRADO:

• Passaporte

• IRP válido

• PPS

• Teste de proficiência de inglês (pode ser da própria faculdade, Duolingo, IELTS, Cambridge, TOIC ou equivalente)

• Diploma Universitário e histórico com relação de matérias e notas (traduzido)

• Currículo e carta de apresentação (em língua inglesa)

• Algumas faculdades realizam entrevista com o aluno

• Algumas faculdades podem pedir cartas de referência

Quais são os testes de proficiência aceitos nos processos seletivos para ensino superior?

IELTS - INTERNATIONAL ENGLISH LANGUAGE TESTING SYSTEM

É o exame mais procurado por pessoas que querem construir uma vida acadêmica ou profissional na Europa. A nota é dada em uma escala de 0 a 9. As universidades costumam exigir que um candidato tenha sua nota no IELTS entre 5,5 e 7,0. Antes de decidir pela universidade, vale à pena pesquisar qual a pontuação exigida. A prova é dividida em dois módulos: o Academic Module e o General Training Module. O Academic Module é o módulo exigido para ingressar nos cursos de graduação e pós-graduação nas faculdades que o reconhecem. A prova não tem prazo de validade e pode ser refeita sem limite de intervalos. Mais informações, clique aqui.


CAMBRIDGE EXAM

Os certificados da Universidade de Cambridge comprovam o domínio do inglês e são reconhecidos pelas universidades irlandesas. Sua validade não expira. Geralmente, os exames CAE e o CPE são os reconhecidos pelas universidades irlandesas para os candidatos que desejam ingressar em algum curso de graduação ou pós-graduação. Mais informações, clique aqui.


DUOLINGO

Também é aceito em diversas universidades irlandesas. A prova usa uma estrutura completamente diferente do IELTS e TOEFL. As perguntas são adaptáveis, ou seja, elas mudam de dificuldade de acordo com as suas respostas. Se você acertar, o nível de dificuldade aumenta. Além disso, a parte de speaking do teste não é avaliada por um examinador, você gravará suas respostas em voz alta pelo aplicativo da prova e o vídeo pode ser enviado às universidades. A sua pontuação é uma nota geral única de 10 a 160, sem pontuações específicas para cada seção. O requisito para a admissão em uma universidade geralmente é de no mínimo 100 – 120 pontos. Mesmo sendo recente, ele já é aceito em quase todas as universidades irlandesas. Mais informações, clique aqui.


TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

Utilizado há mais de 40 anos, o TOEFL é uma marca registrada da empresa Educational Testing Service, amplamente presente em mais de 130 países e aceito em mais de 8.500 universidades e faculdades.

O exame TOEFL comprova a proficiência de estudantes que não são falantes nativos de inglês em relação à comunicação e compreensão dentro do ambiente acadêmico e é considerado como um dos modos de avaliação de língua inglês mais aceito no mundo.

O que é uma Offer Letter?

Offer Letter significa carta de oferta. É o primeiro documento que a escola emite após a agência de intercâmbio solicitar a matrícula do estudante e do estudante ser aprovado para ingressar no curso. Este documento contém informações do intercambista e do curso escolhido, como o período que ele irá estudar, duração e o valor do curso.


O que é Foundation Year?

O Foundation Year é um ano acadêmico na universidade que o candidato pretende estudar, com intuito de prepará-lo para o curso de graduação. Projetado especificamente para estudantes internacionais, o programa combina estudo acadêmico, orientação cultural, preparação intensiva da língua inglesa, habilidades de estudo e comunicação.


O que é Apostila de Haia?

Desde 14 de agosto de 2016, entrou em vigor no Brasil a “Convenção de Apostila de Haia”, que elimina a exigência de legalização de documentos públicos estrangeiros, simplificando o trâmite internacional de documentos públicos entre o Brasil e os 118 países signatários, incluindo a Irlanda. Com isso, a legalização de documentos no Setor Consular foi suprimida. Os documentos brasileiros podem ser apostilados no Brasil e aceitos na Irlanda.


O documento será anexado uma “Apostila de Haia” pela autoridade competente do país emissor do documento, tornando-o válido em todos os Estados partes da Convenção. Esse procedimento é aplicado a certidões de atos de registro civil (nascimento, casamento e óbito); certidões de atos notariais (procuração pública, escritura pública, testamento); sentenças judiciais (de adoção, de divórcio, de regulamentação de guarda de menor etc); e documentos escolares.


Geralmente instituições dos países de língua inglesa dispensam qualquer forma de autenticação e normalmente, quando necessário, somente as traduções de documentos brasileiros são apostiladas, quando exigido, considerando que o documento em português original é reconhecido como autêntico no Brasil. No Brasil, as apostilas são emitidas por cartórios autorizados, onde a lista atualizada está no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na Irlanda, a apostila (certificado de autenticidade) é feita diretamente pelo Departmentof Foreign Affairs (DFA). Uma vez apostilados pelo DFA, os documentos emitidos em território irlandês serão válidos no Brasil.


Tenho que pagar pelo seguro saúde?

Estudantes de estados membros da União Europeia que possuam o Cartão Europeu de Seguro Saúde (EHIC) têm direito aos serviços públicos de saúde na Irlanda. Este cartão está disponível nas autoridades de saúde de seu país. Para estudantes de países fora da UE, você precisará ter um seguro médico privado para obter o visto.


Quais são as principais áreas de estudo e demanda do mercado de trabalho na Irlanda?

Área de estudos: Business

Muito popular entre os estudantes estrangeiros. Os principais cursos de Business são Administração de Empresas, Marketing, Gestão de Negócios, Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Contabilidade e Finanças.


Área de estudos: Tecnologia da Informação

Setor muito aquecido na Irlanda. Os principais cursos nessas áreas são: Cloud Computing, Business Analytics, Artificial Inteligence, Big Data, Software Development, Web e Mobile Computing, Computing Science.


Mercado de Trabalho

Para todas estas áreas a Irlanda busca profissionais qualificados e os estrangeiros que falam um segundo idioma podem sair na frente na hora de concorrer por uma vaga de trabalho.

Devido a vários incentivos do Governo, muitas empresas de TI instalaram sede no país e por isso o mercado nessa área está aquecido e em franco crescimento.

O país também vem registrando altas taxas de crescimento, se destacando no cenário Europeu. Por isso, além de ofertas de trabalho, quem escolher a Irlanda encontrará muita qualidade de vida.


O que são as Critical Skills na Irlanda?

Por meio da Critical Skills, é possível conquistar um visto de trabalho no país. Ou seja, se você não é um cidadão da Área Econômica Europeia ou, ainda, do Reino Unido e Suíça, é preciso permissão para trabalhar na Irlanda.


Através do “Critical Skills Employment Permit” é possível conseguir essa permissão. Sendo assim, se você tem uma habilidade que hoje falta mão de obra, e é qualificado para atuar nessa área, isso pode lhe garantir um visto de trabalho.


A Critical Skills Occupation List (lista de ocupações e habilidades críticas na Irlanda) é atualizada constantemente!


Quais são os requisitos para obter o visto de trabalho pela Critical Skills?

- A empresa deve oferecer um salário superior a 30 mil Euros por ano;

- Algumas das profissões da lista devem ter um salário anual superior a 60 mil Euros;

- A empresa contratante deve oferecer a vaga de emprego diretamente, pois não é permitida a participação de corporações de Recursos Humanos nos processos seletivos;

- O tempo do contrato de trabalho deve ser de, no mínimo, dois anos.

Se o candidato já estiver no país fazendo um intercâmbio e tiver um IRP válido com o stamp 2, ele pode solicitar a autorização se cumprir os critérios.


Caso você ainda não tenha uma qualificação superior, fazer uma graduação ou pós-graduação na Irlanda em uma das áreas consideradas críticas pode ser a chave de ouro que falta para garantir sua vaga no mercado de trabalho irlandês. Isso porque além da certificação na área, as universidades irlandesas costumam reter talentos globais e servem como canais para mão de obra qualificada. Com isso, as chances de empregos aumentam para os estudantes.


Como pedir uma carta de recomendação a um professor?

Confira a seguir dois modelos que podem ser usados pelo professor para te recomendar como estudante. É importante que a carta seja feita em inglês.


Modelo 1


Estimado Coordenador XXX


Estou lhe endereçando essas palavras para garantir que recomendo (nome do aluno), presentemente se candidatando ao (curso de graduação ou mestrado ou doutorado) no (nome do curso) da vossa instituição. Data (dia, mês e ano) e Destinatário (universidade – nome e endereço completo) (Corpo da carta)


1º parágrafo: apresente o candidato informando sua recomendação, nome completo e o curso que pretende fazer na universidade.


2º parágrafo: informe a relação com o aluno e o seu perfil acadêmico,


3º aos 7º parágrafos: mostre em dados concretos e detalhados, os destaques e características pessoais e acadêmicas do aluno durante o período com o qual trabalhou ou atuou com ele na universidade.


8º parágrafo: conte sobre o interesse do aluno no curso que pretende ingressar e por que há o incentivo do orientador em indicá-lo para tal admissão. 9º parágrafo: Faça uma conclusão, endossando a valorização do aluno e sua possível contribuição acadêmica para a universidade. Atenciosamente, (Assinatura com nome completo, telefone, cargo acadêmico, endereço e e-mail de contato)


Modelo 2


Exmo. Sr. XXX,


O Sr. (nome do aluno) é um exímio aluno do curso (nome do curso) e exerceu projetos científicos sob minha supervisão. A sua rotina incluía, entre outros, (descreva o cargo em detalhes). Enquanto esteve no ambiente da universidade, provou ser um aluno competente, com perfil de liderança inspirador e focado em suas funções (descreva com detalhes situações que corroboram esta afirmação). As suas pesquisas (descrever o tipo de pesquisa) eram sempre minuciosas e claras, e podia-se ter a certeza que os seus fatos foram bem verificados. Estudante de destaque, posso recomendar o Sr. (nome do aluno) vivamente para a universidade (nome da universidade) com absoluta certeza sobre o seu comprometimento com a área de estudos escolhida e também certo de que sua contribuição será de grande valia para esta universidade. Atenciosamente, (Assinatura com nome completo, telefone, cargo acadêmico, endereço e e-mail de contato).


Como escrever uma carta de motivação?


O documento precisa estar redigido em inglês.


Para uma carta de motivação, você vai precisar ser claro e direto na sua apresentação. Quem é você; informe o local, a data e a quem se dirigem o documento – isso deve ser feito logo no início da carta, com o nome do responsável ou do departamento e o nome da instituição; descreva e justifique os motivos pelos quais você escolheu se candidatar à universidade.


Tente responder essas perguntas: Qual o seu objetivo? Por que você acha que está universidade e este curso são interessantes e apropriados para você? Quais são seus pontos fortes?


Como o curso pode ajudá-lo na sua carreira; descreva-se: conhecimentos, habilidades e atitudes, idiomas que domina, suas experiências, etc.; informe seus contatos (telefone e e-mail); assine no final do documento (a assinatura pode ser digital). Importante! Personalize seu texto, copiar uma carta de motivação nunca é uma boa ideia.


Entre em contato

Deixe nosso time cuidar do seu sonho!

Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.