Você sabia que fazer um intercâmbio de estudo e trabalho pode ser mais vantajoso do que um intercâmbio de 30 ou 60 dias? O motivo? Vamos te contar nas próximas linhas! Além disso, vamos responder dúvidas como "A colocação na vaga é garantida no intercâmbio de estudo e trabalho?" e "Posso estudar idiomas e trabalhar em qualquer país?".
Sabemos que fazer um intercâmbio de estudo e trabalho é uma experiência bem diferente, que requer um investimento de tempo/dinheiro e que muitas dúvidas devem ter surgido na sua cabeça e, por isso, fizemos esse post com perguntas e respostas sobre o tema!
Antes de mais nada, vamos te contar bem resumidamente como funciona o intercâmbio de estudo e trabalho. Ele tem o mesmo objetivo do intercâmbio só de estudos, que é te ajudar a aprimorar ou aprender um novo idioma (na maioria dos casos esse idioma é o inglês), porém ele te proporciona a possibilidade de trabalhar durante o tempo que estiver estudando.
Leia também:
- Melhores destinos para fazer intercâmbio em 2022
- Estudar e trabalhar na Irlanda: como escolher a cidade ideal?
Intercâmbio de estudo e trabalho
Agora vamos responder 5 dúvidas frequentes que recebemos no nosso Instagram, alguma delas com certeza será a sua!
Posso estudar idiomas e trabalhar em qualquer país?
Não. A maioria dos países não dá permissão de trabalho para estudantes de cursos de idiomas. As melhores opções, atualmente, são Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, pois tem um custo x benefício muito bom e ótimas instituições de ensino.
Importante destacar que cada país possui pré-requisitos próprios.
Por exemplo, na IRLANDA o intercâmbio de estudos e trabalho possui duração mínima de 6 meses, sendo que o estudante pode ficar até 8 meses no país. O objetivo é dar a oportunidade do estudante cursar 6 meses de aulas e depois ter 2 meses de férias para viajar, mas durante todo o tempo terá permissão para trabalhar, caso queira. Se tiver vontade de renovar os estudos e ficar mais tempo, é permitido fazer duas renovações. Já, na AUSTRÁLIA, a duração mínima é a partir de 14 semanas, sendo permitida a extensão ou renovação.]
Qual intercâmbio é mais vantajoso?
A resposta mais simples para essa pergunta é depende dos seus objetivos!
De um modo geral, o intercâmbio de estudo e trabalho é mais vantajoso do que o intercâmbio somente de estudos, pois permite ao intercambista se inserir mais profundamente na cultura e rotina do país. Dessa forma, o estudante, além de praticar o idioma, vai ter a chance de imergir nas tradições do país, o que deixará sua experiência mais rica.
Outro fator que deixa o intercâmbio de estudo e trabalho mais vantajoso é o simples fato de permitir o trabalho. Dessa forma, o estudante terá a oportunidade de minimizar os gastos e se manter total ou parcialmente durante o intercâmbio.
De um modo geral, o intercâmbio de estudo e trabalho é mais vantajoso do que o somente de estudos.
Contudo, se você não tiver tempo ou dinheiro para investir no intercâmbio mais longo, não deixe de fazer o intercâmbio de curta duração! Toda oportunidade será válida e vai mudar de alguma forma sua vida!
Existe uma idade mínima?
Sim, existe uma idade mínima. É preciso ter 18 anos ou mais para esse tipo de programa. Já, para o intercâmbio de estudos não é exigido a idade mínima, sendo que crianças e adolescentes podem fazer!
No que tange a idade máxima, não tem. Qualquer pessoa maior de idade pode viver a experiência do intercâmbio, inclusive algumas escolas tem turmas direcionadas para pessoas mais vividas (50+)!
Preciso ter qual nível do idioma?
A princípio não é exigido um nível mínimo. Algumas escolas não aceitam o nível iniciante, mas a maioria não faz esse tipo de restrição. Antes de iniciar os estudos você vai fazer um teste de nivelamento para saber seu nível e a escola decidir qual é a melhor turma para seu status.
Construção civil é um setor que tem vagas para quem vai fazer intercâmbio de estudo e trabalho.
No que tange a oportunidades de emprego, ter um bom nível do idioma não é garantia de conseguir um trabalho bacana, mas te dará mais opções de vagas e te colocará na frente de candidatos com menos conhecimento do idioma. Mas, não desanime por causa disso, existe emprego para todos, basta ter disciplina e persistência na hora da busca.
Caso você tenha o nível básico do idioma procure por vagas que não tenham muito contato com o público, como cleaner, housekeeper, assistente de cozinha, estoquista etc.
A colocação na vaga é garantida no intercâmbio de estudo e trabalho?
Não. O que é garantido é a permissão para estudar e trabalhar. Esse processo de busca faz parte do aprendizado, não só do idioma, mas também possibilita uma evolução pessoal, pois faz com que o intercambista se distancie mais da zona de conforto e corra atrás de oportunidades. Contudo, nossos especialistas vão te dar orientações para você conseguir o primeiro emprego.
Outro fato importante que é preciso ter em mente é que raramente, logo de cara, você vai conseguir uma vaga de emprego na sua área de formação. Geralmente, os primeiros empregos são no setor de serviços, em áreas que não exigem muitos conhecimentos específicos, como garçom, bartender, recepcionista, babá, atendente de loja...
Um trabalho bastante comum é o de garçonete/garçom ou bartender.
Ahh, não se esqueça de ir com as expectativas alinhadas, fazer um planejamento financeiro, ter disciplina, contar com o suporte da VidaLearn e aproveitar uma das melhores experiências da sua vida! Com certeza você não voltará o mesmo (se voltar)!
Leia também:
- Vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio no interior da Irlanda
- Perguntas e respostas sobre intercâmbio de curta duração
E aí, conseguimos responder suas dúvidas sobre intercâmbio de estudo e trabalho?
Se ainda não souber qual tipo de intercâmbio é melhor para você e quiser conversar a respeito com um de nossos especialistas, mande uma mensagem pra gente no Instagram!
O time da VidaLearn é formado por ex intercambistas, ou seja, já passamos por todas as fases do intercâmbio, inclusive esta que você está agora!
Até mais!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.